A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça - Livro e Filme
março 25, 2012 16:47
Postado por Sakura
“Há quem diga que é o fantasma de um cavaleiro hessiano, cuja cabeça foi arrancada por uma bola de canhão em alguma batalha sem nome durante a Guerra da Independência Americana, e que é visto pelo povo de Sleepy Hollow numa busca noturna pela sua cabeça, galopando como um raio à meia-noite.”
A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Sleepy Hollow no título original, é mais uma combinação que deu certo entre Johnny Depp e o diretor Tim Burton.
Um filme baseado no conto de mesmo nome, que envolve assassinatos, mistério, bruxaria, crenças e, em meio a tudo isso, um romance. Peraí, um romance? No filme, pelo menos, sim.
A atração e a cumplicidade entre o jovem casal Katrina Van Tassel (Christina Ricci) e Ichabod Crane (Johnny Depp) surge meio que de repente, e fica um pouco forçada no contexto da história. Acabou não deixando tão claro o tal do gênero: terror. Olha só o Crane, personagem principal: ele tem um toque de comédia, um tipo esquisitão, o que faz com que não o levemos tão a sério. Nas mais diferentes situações ele desmaia. (Nossa, foram seis vezes no filme todo). Outra coisa: em algumas cenas, os efeitos chegam a lembrar muito os filmes d’O Máscara, com olhos saltando e caretas.
No livro, foi diferente: fica mais claro que é terror, não fica dando aquelas “voltinhas” na história. São bem desenvolvidos os acontecimentos e encontros, e mesmo a obra tendo apenas cerca de 70 páginas, foi o suficiente para dar tempo de tudo acontecer (uma pequena tristeza me veio quando notei que o clássico tinha poucas páginas, e que eu sabia que, quando terminaria de ler, ficaria esperando por mais).
- As duas resenhas
No filme, Crane é um jovem excêntrico que pretende mostrar à sociedade a existência de métodos científicos e a perícia de corpos. Enviado ao pequeno vilarejo de Sleepy Hollow para investigar estranhas mortes, crimes em que as vítimas são encontradas decapitadas por uma criatura, segundo a população, vinda diretamente do inferno à galope. Sendo um homem da razão, Crane não teme e vai em frente investigar os fatos tentando provar que essa criatura não passa de um homem qualquer.
Já no livro, ele é um professor que é enviado ao vilarejo para instruir as crianças daquela região. Magro, alto, longos braços e pernas. Sua cabeça era pequena e com enormes orelhas, grandes olhos verdes e um longo nariz. Leitor compulsivo de histórias de terror e bom contador dessas histórias de lareira em lareira na pequena Sleepy Hollow. “Ao vê-lo caminhando por um morro num dia de vento, podia-se confundi-lo com um espírito da fome descido à terra, ou algum espantalho que tivesse escapado do milharal.”
Tanto no livro quanto no filme, Katrina é uma dama privilegiada, jovem e linda em seus detalhes de mulher e faz parte de uma família rica e poderosa naquela sombria região. Apaixonado por ela, Crane é movido pelas suas emoções e como consequência acaba irritando e ganhando um rival poderoso: Brom Bones, um possível candidato a marido de Katrina.
Enfim, deu pra perceber que as histórias são bem diferentes, né? Apesar de ter alterado muito o texto original, Burton criou um roteiro envolvente, até mais interessante do que o conto, rico naqueles detalhes de filme de época, nos momentos de suspense e nos cenários sombrios, trabalho que ele faz muito bem.
Então, a Sakura aqui indica os dois! Que tal dar uma olhada? Beijos e até mais!
This entry was posted on 16:47, and is filed under
a lenda do cavaleiro sem cabeça,
Filmes,
Johnny Depp,
Livros,
Sakura,
Tim Burton
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
2 de abril de 2012 às 17:21
Vc foi buscar longe esse filme hein... Lembro vagamente dele, o que 1999, 2000? Não sei, mas foi realmente memorável. Afinal as obras de Tim Burton são assim mesmo. Quem nunca pelo menos ouviu falar de O estranho mundo de jack, A noiva cadáver ou, mais recentemente, Alice no pais das maravilhas. Todas grandes produções para o seu tempo. Legal Sakura, gostei!
Bruno Kitagawa
4 de abril de 2012 às 18:06
Sakura, amei o post. Vou ser franca com vc, eu tenho repulsa por filme ou livro de terro, pq tenho muito medo uhsuhsuhs mas, esse, do jeito que vc falou, deu uma vontade louca de ver e ler, principalmente de ver, já que vc disse que ele não deixou tão claro o gênero terror, vou procurar o filme e espero encontrar o livro para ler, obrigada pela dica Sakura.
Bjinhus
=D
18 de abril de 2012 às 16:01
Nunca canso desse filme, agora vou correr atrás do livro...adorei o post
12 de outubro de 2012 às 21:33
eu vi esse filme a muito tempo mais como assisti na tv
fui procurar em varias locadoras mais nunca encontrei
mas agora com a internet pude matar a saudade parabens pelo artigo foi otimo
voce contou do livro que eu nem sabia que existia mais ta sendo otimo saber muito bom saber um pouco mais tambem eu amo ler!