Se você espera ler sobre uma história feliz (tipo conto de fadas), definitivamente está lendo o texto errado.
Depois não diga que eu não avisei.


Escrita por Daniel Handler, sob o heterônimo Lemony Snicket, é uma série com 13 livros, os quais contam a história dos irmãos Baudelaire: Violet, a irmã mais velha, é uma grande inventora; Klaus, além de um grande leitor, possui uma memória fotográfica incrível; Sunny, a irmã mais nova, é um bebê com dentes super afiados.


Caro leitor, tomando conhecimento apenas das descrições dos personagens todos devem pensar que é apenas uma história comum de três irmãos, mas não se engane. Ainda há tempo de ler um texto mais feliz.

No primeiro livro da série chamado “Mau Começo”, os irmãos perdem seus pais em um terrível incêndio (muito suspeito, diga-se de passagem) e o seu tutor passa a ser um homem terrível chamado Conde Olaf, que tenta roubar a fortuna deixada para os pequenos orfãos.

No segundo livro, com o nome de “A Sala dos Répteis”, os irmãos passam a ter como tutor o Dr. Montgomery Montgomery , um herpetologista (alguém que estuda répteis e anfíbios). Tio Monty conta para os orfãos que irão fazer uma maravilhosa viagem ao Peru assim que o seu novo assistente chegar; após a chegada do novo assistente, chamado Stephano, os irmãos percebem que ele é o Conde Olaf, mais uma vez tentando roubar a fortuna das crianças. Destaque para a divertidíssima Víbora Incrivelmente Mortífera.

No terceiro livro, “O Lago das Sanguessugas”, o tutor das crianças passa a ser a paranóica Tia Josephine, uma viúva cheia de fobias estranhas (como maçanetas e corretores de imóveis) e extremo fascínio pela ortografia. Desta vez, Conde Olaf se disfarça de Capitão Sham e tenta seduzir a insegura Tia Josephine.

Desventuras é uma série de livros que você não consegue largar até terminar. Mesmo com todos os acontecimentos tristes na série, o leitor sempre fica ansioso para saber o que vai acontecer com os personagens ao final de cada livro.

Pelo que vejo você é um leitor curioso, e que mesmo com meus avisos não deixa de ler esse texto.

A série também ganhou um filme inspirado nos três primeiros livros, tendo a participação dos ilustres Jim Carrey (como Conde Olaf) e Meryl Streep (como Tia Josephine). O filme até já foi exibido em um canal de tv aberta. Infelizmente, não fez tanto sucesso quanto os produtores esperavam, sendo mais rentável em DVD.


Assim como você, caro leitor, eu também fui curiosa: li os seis primeiros livros e vi o filme até o fim, mesmo com as indicações do autor dizendo para não continuar a leitura, uma vez que poderia me decepcionar. Não pude ler e comprar os outros livros devido ao alto preço que eles apresentam, mas isso não torna a leitura menos recomendável.