Forasteiro do Reino do Guarda-Roupa, siga-me. Eu sou Tumnus, vamos fazer uma rápida passagem pelas...
Crônicas de Nárnia


Nárnia, Nárnia, desperte! Ame! Pense! Fale! Que as árvores caminhem! Que os animais falem! Que as águas sejam divinas!







Clive Staples Lewis - Editora Martins Fontes - 741 páginas - Originalmente publicado entre 1950 - 1956



A história toda começa com a criação de Nárnia, e desde então Lewis vai usando seus livros para criticar a sociedade e introduzir paralelos cristãos (o que ocorre de maneira muito sutil). Mas não é só isso, ele também os usa para nos maravilhar com seu enredo encantador.

O livro tem uma leitura rápida e simples, que prende o leitor, e que mesmo assim não deixa de lado os detalhes do mundo fabuloso de Nárnia. Tal riqueza de detalhes é tão notável que você pode imaginar a juba de Aslam ao vento e tudo ao redor.

No último capítulo do primeiro livro, é claramente notada uma crítica social na parte em que Aslam fala:
Não é impossível que um homem perverso de sua raça descubra um segredo tão pavoroso quanto o da Palavra Execrável; use este segredo para destruir todas as coisas vivas. Breve, muito em breve, antes que envelheçam, grandes nações em seu mundo serão governadas por tiranos parecidos com a imperatriz Jadis: indiferentes à alegria, à justiça e ao perdão. Avisem seu mundo deste grande perigo.
O segredo tão pavoroso quanto a Palavra Execrável (capaz de destruir um mundo) é na verdade as armas nucleares, já que o livro foi concluído durante um período de tensão mundial, a Guerra Fria (você, que viu os filmes, não deve se lembrar quem é Jadis, pois bem, ela é a personagem favorita da Disney, a Feiticeira Branca).

Se você já viu um dos filmes e gostou, aconselho a ler os livros, e se não viu também aconselho. Eu estou relendo o livro e muitas vezes me surpreendo com detalhes que não havia percebido, acho que esse é o tipo de livro que a cada vez que você ler durante a vida, vai te dar uma percepção diferente. Por isso, recomendo a vocês que leiam e releiam esse clássico da fantasia. Não se assustem com as 741 páginas pois são, ao todo, sete livros, vou mostrá-los em ordem de leitura:

1- O Sobrinho do Mago

2- O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

3- O Cavalo e seu Menino

4- Príncipe Caspian

5- A Viagem do Peregrino da Alvorada

6- A Cadeira de Prata

7- A Última Batalha

Os livros te prendem do início ao fim, um livro se acaba, velhos personagens vão e outros vêm, você vê aquela terra nascer, crescer e morrer e quando tudo acaba, uma parte de você vai junto.

Acho que por hoje chega... já é tarde, e as dríades me esperam para dançar. Até logo...
"That's all Folks!"