Um romance francês, obra escrita por Gaston Leroux e publicada pela primeira vez em 1910. Foi, desde então, adaptada inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, sendo o musical mais visto de todos os tempos e a produção de entretenimento com mais sucesso que alguma vez já existiu. Mas, o que venho  mostrar, mesmo, é o filme.

Em 2004, O Fantasma da Ópera foi novamente encenado para o cinema, a versão mais atual e continuando como um musical, dirigido pelo diretor Joel Schumacher e com as composições de Andrew Lloyd Webber (Cats e Jesus Christ Superstar). A única exigência de Webber era que todos cantassem de verdade no filme, então, foram selecionados jovens atores em Hollywood que tivessem o dom do canto. No elenco principal: Gerard Butler - Drácula 2000, P.S I Love you e rei de Esparta em 300 - como o Fantasma, Emmy Rossum - O dia depois de amanhã, Sobre meninos e lobos e Poseidon - como Christine e Patrick Wilson -  Sobrenatural, Coincidências do amor e o Coruja em Watchmen - como Raoul.

O filme é um drama musical, um clássico, considerado como gótico pelo romantismo sombrio e um triângulo amoroso envolvente de deixar você sem fôlego e sem piscar. A história é mais ou menos assim...

Ele, O Fantasma da Ópera, um gênio da música e da arte, também mágico e arquiteto, vive escondido nas catacumbas de um teatro, devido a uma deformação assustadora no seu rosto. “O filho do demônio”, como era chamado o pequeno menino maltratado do circo. O menino que nem a própria mãe quis. Até sua fuga para o primeiro lugar que encontrou: o Teatro da Ópera de Paris. Lá cresce, estuda e se esconde de todos, com a compaixão de uma mulher (coreógrafa das bailarinas) que o ajuda a viver sem ser visto. A viver como um fantasma. Até o dia em que uma pequena menina chega, assim como ele foi, precisando de abrigo e de alguém, e ele passa a participar de sua vida, de longe, pelas sombras.

O filme acontece no Teatro, no ano de 1860, quando, nos ensaios de uma nova obra, Christine Daaé, uma bailarina do musical, foi indicada para substituir uma grande soprano (voz feminina mais aguda do coral). Christine é uma órfã que mora nos aposentos do teatro e que, desde pequena, foi ensinada a cantar por um professor misterioso, um que ela nunca sequer viu ou sabe o nome, mas confia cegamente. Acreditando que ele é um anjo da música que seu pai enviou antes de morrer. Ele, O Fantasma da Ópera.

Uma das cenas mais marcantes no filme - e a que eu mais gosto - é quando Christine é conduzida por ele, no fim da noite de sua estreia de sucesso cantando no palco, quando está sozinha em seu quarto, e ele aparece por trás do espelho (um de seus truques de mágica) chamando e levando-a para a escuridão subterrânea do teatro, o seu mundo, e através de um labirinto secreto, ela o obedece sem hesitar, até descobrir a deformação em seu rosto, se apavora, mas acaba adormecendo nos aposentos do Fantasma e retorna a superfície no dia seguinte.

E o filme segue e se desenrola quando aparece na história Raoul, um visconde que se apaixona por Christine, enfurecendo o Fantasma que vê a sua amada se afastar cada vez mais.




Ele está na lista dos 1001 filmes para ver antes de morrer, e em um lugar privilegiado na lista dos meus filmes favoritos. É um filme longo, com duração de cerca de 2 horas e 20 minutos. E é um musical, portanto, quase não há diálogos. Então, não aconselho que você assista esse filme se quiser descansar de um dia longo de trabalho ou de estudo. Porém, eu indico, é um filme muito bom e vai ficar na sua cabeça por muito tempo.



Dê uma olhada no trailer que eu separei, quem sabe com esses 2 minutos você não vai atrás do filme amanhã mesmo? (Ou agora, vai!)

É isso, um beijo, em nome de Sakura!