Alguns dias atrás, eu presenciei uma amizade linda e muito divertida. Por esta razão, (e também por gostar muito do ‘gênero: drama’) decidi compartilhar com vocês dois filmes que, de certa forma, mostram o que todos nós, de modos diferentes, já vivemos.




Para aqueles que ainda não assistiram nenhum ou algum dos filmes, aqui vai um breve resumo sobre eles:

Dirigido por Michael Hoffman, O Clube do Imperador é um filme que se passa na década de 70 em um colégio tradicional para rapazes, o St. Benedict’s. Nesse lugar, encontramos o professor William Hundert, interpretado por Kevin Kline, que ensina História greco-romana. Através do estudo de filósofos importantes, Hundert passa para os seus alunos o valor de ter um bom caráter. Sempre com a frase “o caráter de um homem é o seu destino”, ele procura não apenas passar conteúdo e, sim, mostrar a importância das nossas atitudes na construção das nossas vidas. Tudo vai muito bem até chegar um novato na turma, o Sedgewick Bell (Emile Hirsch, o mesmo ator do filme Into the Wild *-*), um garoto rebelde que vai contra os ideais do professor. Apesar disso, William não desiste do seu mais novo aluno e tenta ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor.

O Sorriso de Mona Lisa, filme dirigido por Mike Newell, tendo como atrizes principais Julia Roberts (Katherine Watson), Kirsten Dunst (Betty Warren), Julia Stiles (Joan Brandwyn) e Maggie Gyllenhaal (Giselle Levy), nos conta vidas de mulheres que estudam no Wellesley College, escola tradicional para moças, onde aprendem a ser verdadeiras donas de casa na década de 50. Suas vidas mudam com a chegada da nova professora de História da Arte, Katherine Watson, a qual procura inspirar suas alunas e estimulá-las para conseguirem os seus espaços na sociedade conservadora em que vivem.

Como vocês perceberam, esses filmes possuem muitas, muitas coisas em comum. Para começar, os dois têm como espaço uma escola, a diferença é que uma é só para garotos e a outra só para garotas. Por mais que o tema principal abordado seja diferente um do outro, a essência dos dois filmes é a mesma, os professores. Dois personagens que são apaixonados pelos seus trabalhos. Procurando impressionar, estimular e inspirar seus alunos.

Com certeza, professor(a) é uma das profissões mais importantes. Uma vez me disseram que para uma pessoa se tornar professor no país que moramos, precisa-se de uma coisa importante: coragem. Outra, que acredito, é o amor. Pois, como sabemos, infelizmente é uma profissão pouco valorizada na nossa sociedade, onde se cobra muito, mas pouco oferece. Mas, mesmo com as dificuldades, existem aqueles profissionais que se preocupam com a formação do aluno. Não apenas com a formação escolar, há muito mais para oferecerem.

Quando existe essa relação próxima entre aluno e professor a educação se torna muito melhor e um cresce com o outro. Lembram da amizade que presenciei? Pois bem, foi entre aluno e professor (rs). Pode até não ser aquelas “4ever s2”, mas acredito ser uma conquista tê-la, e que já cultivamos dela. Quem nunca teve aquela famosa professora conhecida como “tia”? Aquele que fez você aprender uma matéria que era um “bicho de sete cabeças”? Ou aquele que prendeu sua atenção com palavras presentes em nossa vida? Enfim, eles fazem parte da nossa história e merecem o nosso reconhecimento.  =)


Um grande professor tem pouca história para registrar, sua vida se prolonga em outras vidas. Homens assim são pilares nas estruturas de nossas escolas, mais essenciais que seus tijolos e suas vigas.” – trecho do filme O Clube do Imperador quando os alunos fazem uma homenagem ao seu professor.

Um abraço.  =)