"Sonhem! Sonhos moldam o mundo. Sonhos recriam o mundo, todas as noites."

Sandman é uma das histórias em quadrinhos mais aclamadas pelo público e pela crítica. Escrita por Neil Gaiman, com uma riquíssima mitologia, a história acompanha a vida de Morpheus, o senhor dos sonhos.

"Há sete seres que não são deuses, mas têm existido antes destes começarem a ser sonhados pela humanidade e ainda estarão presentes quando a última divindade tiver perecido ou for esquecida. Há sete seres que existem, porque, bem no fundo dos nossos corações, simplesmente sabemos e acreditamos que eles existem."

Os Perpétuos são uma poderosa família de personificações antropomórficas. Eles são sete: o primeiro de todos é Destino; logo depois veio a Morte; em seguida, o Sonho; Destruição; os gêmeos Desejo e Desespero; e, por fim, a jovem Delírio, que um dia já foi Deleite.

Destino tem o braço acorrentado ao livro que contém toda a História (mas não se sabe se ele está preso ao livro ou se o livro está preso a ele). Ele nunca deixa pegadas nem sombra. Morte a cada cem anos passa um dia como mortal e, no final desse dia, morre, para que assim não se esqueça de sua obrigação. Ela está fadada a ser o último ser da Existência. Sonho coleciona nomes. Quanto a Desejo não se sabe se é homem ou mulher, pois ora possui um sexo ora possui outro, já que não se contenta com um apenas. Ele/ela habita o coração humano e é tudo o que você mais almeja. Desespero gosta de passar o tempo lacerando a própria pele. Por sua vez, o domínio de Delírio não foi  feito para ser compreendido pela mente humana. Ela tem um olho azul e outro verde e é a única que sabe o motivo pelo qual deixou de ser Deleite, mas se recusa impetuosamente a contar o que houve. Destruição está desaparecido.
Da esquerda para a direita: Desejo, Desespero, Destino, Sonho, Morte, Delírio e Destruição.

 
Morpheus é o Sonho dos Perpétuos, o rei do Sonhar (mundo dos sonhos), e ele acaba entrando em uma grande enrascada. Um velho mago inglês, que desejava ser eterno, faz um feitiço para aprisionar a Morte, impedindo, dessa forma, que qualquer ser vivo morra. O feitiço, porém, funciona de forma inesperada: ao invés de capturar a Morte, o mago acaba capturando o seu irmão, Morpheus. Consequentemente, todos os seres vivos perderam a capacidade de sonhar e aqueles que, no momento da captura, estavam sonhando ficaram presos nas profundezas do Sonhar, sem poder acordar. E, o pior, além de capturado, Sonho teve os seus objetos de poder roubados: seu elmo (um capacete, mas com função de coroa), sua algibeira (um saco contendo areia do sono) e seu rubi (que contém a essência de seus poderes).

Após décadas de cárcere, ele finalmente consegue fugir e o mundo todo volta a sonhar. Entretanto, Morpheus está fraco e precisa recuperar seus objetos para poder reconstruir o reino do Sonhar, que, nesse abandono, foi quase completamente destruído. Além do mais, alguns sonhos escaparam do Sonhar e precisam ser trazidos de volta.

Depois de atravessar céus e terras (e o Inferno) em busca de seus objetos, ele consegue recuperar seus itens de poder e reconstruir o seu reino. Mas ser o senhor dos sonhos não é fácil, e muitos problemas e aventuras mais aparecem pela frente.

O mundo de Sandman é simplesmente fantástico. Onde foi parar o desaparecido Destruição? O que você faria se Lúcifer decidisse se aposentar e te entregasse a chave do Inferno? O que sonham os gatos? É possível enganar a Morte? Qual a relação entre Faerie, o mundo das fadas, e a peça Sonho de uma noite de verão de William Shakespeare? Você escolheria tomar conhecimento de um mistério - o qual você nunca vai descobrir a solução - ou de um segredo - que você nunca vai poder contar pra ninguém? É possível roubar inspiração? Existe uma biblioteca onde se encontram todos os livros que nunca foram escritos? O que você faria se tivesse se arrependido, mil anos depois, por ter condenado uma mulher que o rejeitou ao sofrimento eterno?

Descubra as respostas para essas perguntas e muito mais em Sandman, com a presença de personagens dos mais diversos tipos e origens: os bíblicos Caim e Abel, o exorcista Constantine, os deuses Thor, Odin e Loki, o caído Lúcifer, a musa grega Calíope, os meninos da Sociedade dos Poetas Mortos (literalmente mortos), entre outros.

Sandman tem exatamente 75 edições, mas, além da série principal, foram escritas também várias minisséries interligadas. No Brasil, a Panini Comics recentemente publicou os dois primeiros volumes da edição definitiva. Corram e viajem nas histórias do senhor dos sonhos.


P.S.: O quarto arco de Sandman, A Estação das Brumas, está entre os dez melhores quadrinhos de todos os tempos.
P.S.²: A Morte é a personagem mais amada das HQs.
P.S.³: Neil Gaiman é o meu escritor favorito. Ele gosta de sushi, cria gatos, tem uma plantação abóboras e só veste preto.