Um dos maiores letristas e ritmistas de músicas infantis do país, criou várias das canções que abriam as programações da TV Cultura na década de 90 e construiu um conceituado e premiado acervo de trabalhos e projetos musicais. Esse é Hélio Ziskind, o artista que reinventou a noção de música e educação para crianças.



Sabe aquelas canções que faziam a abertura e o encerramento de programas como Cocoricó, Roda Viva, Vestibulando e Castelo Rá-Tim-Bum? Lembra das músicas do ratinho sobre banho, o rap da reciclagem, e aquela sobre escovar os dentes? Pois é. Hélio Ziskind permeou suas composições e arranjos por muitos programas da TV Cultura enquanto esteve por lá, inclusive em jornais, programas de entretenimento e infantis, é claro. Ganhou o Prêmio Sharp, com o melhor disco - Quero passear - e a melhor música em 1988 - A noite no castelo –, e foi integrante do grupo Rumo, no fim da década de 70. Foi responsável por mais de cem das faixas da Cultura, e elaborou um disco infantil em parceria com o clube do São Paulo, além de outros projetos individuais. 

Agora, sabe o que é mais legal de tudo isso? O Hélio faz as letras, o arranjo – coloca o ritmo – e a voz. A voz do ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum é dele mesmo. A voz masculina que faz a abertura do Cocoricó. E a musiquinha do novo comercial do Shampoo Johnson’s Baby! E se você estava encucado, dizendo que se lembrava daquela voz de algum lugar, olha só de onde ela vem: do ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum, ou melhor, do Hélio Ziskind, a voz do ratinho do castelo! 

Se você cantava que “Banho é bom” junto com o ratinho, pode cantar “Chu chuá chuá” feliz agora, porque Hélio Ziskind marcou uma geração com suas obras infantis, e elas voltam sempre, só pra lembrar o quanto ser criança é divertido! 


"Acredito na metáfora de que a música é como o mar: tem adulto que nada no raso, tem criança que nada no fundo." - Comentário de Hélio Ziskind.

Banho é bom!
                   
Cocoricó - Abertura

Dedolândia


Gostou? Comenta aí!


Esse texto foi uma dica da leitora Dy Rocha.