Sandman
abril 14, 2012 17:28
Postado por Bruno Miranda
"Sonhem! Sonhos moldam o mundo. Sonhos recriam o mundo, todas as noites."
Sandman é uma das histórias em quadrinhos mais aclamadas pelo público e pela crítica. Escrita por Neil Gaiman, com uma riquíssima mitologia, a história acompanha a vida de Morpheus, o senhor dos sonhos.
"Há sete seres que não são deuses, mas têm existido antes destes começarem a ser sonhados pela humanidade e ainda estarão presentes quando a última divindade tiver perecido ou for esquecida. Há sete seres que existem, porque, bem no fundo dos nossos corações, simplesmente sabemos e acreditamos que eles existem."
Os Perpétuos são uma poderosa família de personificações antropomórficas. Eles são sete: o primeiro de todos é Destino; logo depois veio a Morte; em seguida, o Sonho; Destruição; os gêmeos Desejo e Desespero; e, por fim, a jovem Delírio, que um dia já foi Deleite.
Destino tem o braço acorrentado ao livro que contém toda a História (mas não se sabe se ele está preso ao livro ou se o livro está preso a ele). Ele nunca deixa pegadas nem sombra. Morte a cada cem anos passa um dia como mortal e, no final desse dia, morre, para que assim não se esqueça de sua obrigação. Ela está fadada a ser o último ser da Existência. Sonho coleciona nomes. Quanto a Desejo não se sabe se é homem ou mulher, pois ora possui um sexo ora possui outro, já que não se contenta com um apenas. Ele/ela habita o coração humano e é tudo o que você mais almeja. Desespero gosta de passar o tempo lacerando a própria pele. Por sua vez, o domínio de Delírio não foi feito para ser compreendido pela mente humana. Ela tem um olho azul e outro verde e é a única que sabe o motivo pelo qual deixou de ser Deleite, mas se recusa impetuosamente a contar o que houve. Destruição está desaparecido.
![]() |
Da esquerda para a direita: Desejo, Desespero, Destino, Sonho, Morte, Delírio e Destruição. |

Após décadas de cárcere, ele finalmente consegue fugir e o mundo todo volta a sonhar. Entretanto, Morpheus está fraco e precisa recuperar seus objetos para poder reconstruir o reino do Sonhar, que, nesse abandono, foi quase completamente destruído. Além do mais, alguns sonhos escaparam do Sonhar e precisam ser trazidos de volta.

O mundo de Sandman é simplesmente fantástico. Onde foi parar o desaparecido Destruição? O que você faria se Lúcifer decidisse se aposentar e te entregasse a chave do Inferno? O que sonham os gatos? É possível enganar a Morte? Qual a relação entre Faerie, o mundo das fadas, e a peça Sonho de uma noite de verão de William Shakespeare? Você escolheria tomar conhecimento de um mistério - o qual você nunca vai descobrir a solução - ou de um segredo - que você nunca vai poder contar pra ninguém? É possível roubar inspiração? Existe uma biblioteca onde se encontram todos os livros que nunca foram escritos? O que você faria se tivesse se arrependido, mil anos depois, por ter condenado uma mulher que o rejeitou ao sofrimento eterno?

Sandman tem exatamente 75 edições, mas, além da série principal, foram escritas também várias minisséries interligadas. No Brasil, a Panini Comics recentemente publicou os dois primeiros volumes da edição definitiva. Corram e viajem nas histórias do senhor dos sonhos.

P.S.²: A Morte é a personagem mais amada das HQs.
P.S.³: Neil Gaiman é o meu escritor favorito. Ele gosta de sushi, cria gatos, tem uma plantação abóboras e só veste preto.
This entry was posted on 17:28, and is filed under
Dr. Sheldon Cooper,
Neil Gaiman,
Quadrinhos,
Sandman
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
25 de abril de 2012 às 15:15
Como sempre, ótima descrição!
Já está na minha lista de desejados, juntamente com outros livros que apresentam resenha aqui no blog ;D
Parabéns pelo post.
5 de maio de 2012 às 08:47
Eu sempre tive vontade de ler Sandman, mas eu não consigo passar daquele começo nunca, me dá preguiça.
Por enquanto eu me contento com os livros do Neil Gaiman (to lendo Stardust agora, e amando), talvez um dia eu consiga tirar a preguiça do corpo e ler os quadrinhos. (:
E o post tá maravilhoso, super bem escrito.
Taiyou