Pequena Abelha
maio 01, 2011 21:41
Postado por Harley Quinn
"Todos nós estamos tentando ser livres neste mundo."
Apesar da propaganda "não queremos lhe contar o que acontece neste livro", o que me fez querer ler Pequena Abelha foi o fato de um homem, chamado Chris Cleave, ter escrito um livro com mentalidade de duas mulheres totalmente diferentes. Uma leitura que valeu a pena (e esse texto).
"Vocês vivem num mundo de máquinas e sonham com o que tem carne e osso. Nós sonhamos com máquinas porque vemos o que os que têm carne e osso fazem conosco."
No livro tudo acontece devido ao encontro de duas realidades que vão se entrelaçar, nos mostrando diversos valores. Os assuntos contidos nele são atuais, sendo que, para a maioria das pessoas, já são considerados “normais”. É profundamente explorado o psicológico das duas personagens principais, o que ocasiona uma leitura cuidadosa, não pela escrita ser difícil, mas pela delicadeza das palavras.
No decorrer das 270 páginas, o autor mostra o poder da escolha, afinal, esse é o único poder que todos nós, sem exceção, possuímos. A culpa é um sentimento muito presente, a culpa por ter feito ou não a escolha certa. Há também a predominância da tristeza, sendo uma consequência de tudo isso junto. Mesmo assim, no livro todo há sempre aquele toque de esperança.
"... todos tínhamos identidades que relutávamos em abandonar. Meu filho tinha sua fantasia de Batman, eu ainda usava o sobrenome de meu marido e Pequena Abelha, a nossa Abelhinha, (...) ainda se agarrava ao nome que adotara numa época de terror. Éramos exilados da realidade (...). Éramos refugiados de nós mesmos."
Sim, realmente é uma história
Uma leitura que nem todos possuem paciência para ler (confesso que esperava mais do final), porém quem já leu ou irá ler, com certeza, sente aquela vontade de ligar a sua TV e ouvir: Olá, estas são as notícias da BBC, hoje vai nevar sorvete do céu.
*-*
P.S.¹: Não falei da história em si com o intuito de não prejudicar a leitura de quem ainda não leu.
P.S.²: O capítulo sete é o meu favorito. =)
This entry was posted on 21:41, and is filed under
Chris Cleave,
Harley Quinn,
Livros,
Pequena Abelha
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
1 de maio de 2011 às 22:52
Amo esse livro! Acho q foi um dos melhores livros q já li.
4 de maio de 2011 às 21:41
aiai esse seu interesse pela leitura é algo que me encanta... Indicaste direitinho o livro q preciso ler esse mÊs!
9 de junho de 2011 às 00:56
Adorei o blog, meu deus, quero ter um desse quando eu crescer.
Acabei de ler esse livro e gostei muito, acho que sou essa pessoa sensivel que lê entre lagrimas e mordidas nos labios, para nao chorar dentro do metro.
9 de junho de 2011 às 12:48
aaaee Amanda, seja bem vinda =)
realmente, é um livro que mexe com a gente.
bjs.
15 de junho de 2011 às 20:51
Esse livro é, com certeza, tudo o que vc falou! Triste, mas com pontadas de esperança. Como o mundo é (ao meu ver). Adorei as passagens dele colocadas aqui, o livro tras muitas reflexões entre linhas!
bjs
23 de junho de 2011 às 17:58
Há algum tempo tinha visto esta postagem aqui, e na semana passsada me deparei com este livro na biblioteca e o peguei para ler, por que me lembrei de ter visto aqui. Só tenho uma coisa a dizer: muito obrigada pela indicação. Foi uma das melhores desses tempos.
23 de junho de 2011 às 21:24
ohmeudeus Isabela! fico muito feliz por isso. Mesmo. =)