É, galera, sei o que vocês estão pensando... "Nossa, cara que coisa chata....." É, eu também achei isso quando soube que esse era o assunto da palestra que eu iria assistir, mas eu pensei "preciso de horas complementares para concluir meu curso, não vou estar fazendo nada, e tem a ver com minha graduação, por que não?". Estou cursando engenharia ambiental. Bem, tirei algumas conclusões quando assisti à palestra, e não tem a ver só com minha graduação, tem a ver com todos, e não foi chato.
O que você precisa entender para continuar a leitura: preservação é proteção integral, e reserva é uso sustentável.
Aí, você pergunta: "Tio Tum, o que vai mudar?". Pra começar, o novo código não tem embasamento científico, então, vão mudar muitas coisas (para pior), mas falarei das principais. Eles querem diminuir o tamanho das APP's (Áreas de Preservação Permanente) que são áreas de mata que protegem os topos de morros, as áreas íngremes e matas ciliares, com isso vai aumentar a erosão, a poluição dos rios, os desmoronamentos, as enchentes, e as ocupações ilegais (consequentemente vão aumentar as mortes por desmoronamento). Querem excluir as RL's (Reservas Legais) das pequenas propriedades (que podem ter até 440 héctares), com isso os grandes produtores podem se aproveitar para usar ''laranjas'' e dividir suas terras entre eles, e assim não precisarão manter uma RL. Querem mudar as RL's para que, ao contrário de priorizar o uso sustentável, priorize-se a economia.

 Com essas mudanças e muitas outras, o Brasil poderá emitir até 13x mais carbono do que emitiu em 2007 e isso aumentaria a velocidade do aquecimento global, que do jeito que está agora até 2020 vai aumentar em 3°C (visão otimista). Esse aumento de 3°C diminuiria  drasticamente  a produção da soja, do milho, do arroz, do feijão e do café por mais da metade, e a mandioca, que é um alimento extremamente importante no semi-árido, sumiria do mesmo.


"Tá bom, tá bom.... Percebi que é ruim, mas por que querem tanto mudar? " Eles dizem que o código prende a economia e atrapalha os pequenos agricultores. Mas para aumentar a produção basta usar tecnologia (e se mudar do jeito que eles propuseram não vai ajudar, vide aumento de 3°C ), e quanto aos pequenos produtores, a maioria é contra o novo código.

"Tumnus, você é a favor ou contra?" Pois bem, eu sou totalmente contra o código proposto atualmente, mas isso não quer dizer que sou contra uma mudança no código: sou a favor da mudança, caso haja um embasamento científico e explicações para a mesma.


Veja o vídeo, ele esclarece tudo: Video
Se você é contra, assine: Petição

Trago esta postagem graças a palestra  da Prof. Dr. Vania Neu e de muitos outros palestrantes.