Mangá?

Mais do que histórias em quadrinhos japonesas.

Tudo começou com rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Eram pinturas e textos explicativos que, juntos, contavam histórias à medida que eram desenrolados. E evoluíram, até que os rolos foram substituídos por livros (do tamanho de um cartão postal, na verdade) e então, originando o mangá, que tem como traços mais marcantes os olhos grandes e expressivos. Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi parar na televisão, transformando-se em animes (desenhos animados), ganhando mais popularidade e aumentando o número de fãs em todo o mundo.

Para nós, é curiosa e diferente a forma/ordem de leitura de um mangá. É feita de trás pra frente (é a inversa da ocidental), como a maioria dos livros japoneses. Entenda assim: começa pelo que seria o final de um livro, e o texto é lido da direita para a esquerda. Suas páginas são feitas em preto e branco, colorida mesmo é a capa, e em papel reciclado, o que torna esse produto barato e acessível a qualquer pessoa.

No mangá, existe também uma classificação de acordo com o seu público-alvo. Histórias em que os alvos são os meninos (que não quer dizer que meninas não devam/possam lê-los, né?) são chamadas de shounen, garoto jovem em japonês, que tratam de histórias de aventura, ação, amizade. Como exemplo, temos os clássicos: One Piece, Naruto e Bleach. Já as histórias que têm interesse maior de meninas são chamadas de shoujo, garota jovem, que têm como característica marcante a sensibilidade, tratam de romances, amizade e ambiente escolar. Como clássicos, temos: Sakura Card Captors, Sailor Moon e Karekano.

Já sobre a (triste) distribuição de mangás no Brasil, o público consumidor se concentra, principalmente, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Então, caso você não seja dessas capitais e queira adquirir os seus mangás, te aconselho ir aos sebos (os melhores amigos dos compradores de mangás!). Neles é possível encontrar os mais variados títulos e os melhores preços (por exemplo, R$ 1,50 é quanto custa uma edição do primeiro volume de Sakura Card Captors em um sebo, esse mangá já foi vendido por MAIS DE R$ 150,00 em leilões no Mercado Livre). Ou, se você der a sorte de encontrar downloads de mangás disponíveis na internet (traduzidos) como eu também faço, aproveite!

Bem, o alfabeto japonês se compõe de ideogramas que não só representam sons, mas também ideias. Assim, em um mangá o texto em geral, mas principalmente as onomatopeias, fazem parte da arte. Eu prefiro ler um mangá, antes mesmo de ver o seu anime. Deixo a imaginação rolar à minha maneira, dou cores, vozes, e me emociono nessa aventura, nessa arte. Por que você não experimenta também? ^^

Então, gente, estou aqui como Sakura-chan, nova integrante e postadora de primeira viagem, muito um pouco ansiosa e eu espero poder contar com a presença de vocês nos meus próximos posts. Mal posso esperar pra trazer mais novidades!

Itakimasu! (Até mais, saindo!) =}