Mangá?
maio 21, 2011 12:13
Postado por Sakura
Mangá?
Mais do que histórias em quadrinhos japonesas.
Tudo começou com rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Eram pinturas e textos explicativos que, juntos, contavam histórias à medida que eram desenrolados. E evoluíram, até que os rolos foram substituídos por livros (do tamanho de um cartão postal, na verdade) e então, originando o mangá, que tem como traços mais marcantes os olhos grandes e expressivos. Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi parar na televisão, transformando-se em animes (desenhos animados), ganhando mais popularidade e aumentando o número de fãs em todo o mundo.
Para nós, é curiosa e diferente a forma/ordem de leitura de um mangá. É feita de trás pra frente (é a inversa da ocidental), como a maioria dos livros japoneses. Entenda assim: começa pelo que seria o final de um livro, e o texto é lido da direita para a esquerda. Suas páginas são feitas em preto e branco, colorida mesmo é a capa, e em papel reciclado, o que torna esse produto barato e acessível a qualquer pessoa.
No mangá, existe também uma classificação de acordo com o seu público-alvo. Histórias em que os alvos são os meninos (que não quer dizer que meninas não devam/possam lê-los, né?) são chamadas de shounen, garoto jovem em japonês, que tratam de histórias de aventura, ação, amizade. Como exemplo, temos os clássicos: One Piece, Naruto e Bleach. Já as histórias que têm interesse maior de meninas são chamadas de shoujo, garota jovem, que têm como característica marcante a sensibilidade, tratam de romances, amizade e ambiente escolar. Como clássicos, temos: Sakura Card Captors, Sailor Moon e Karekano.
Já sobre a (triste) distribuição de mangás no Brasil, o público consumidor se concentra, principalmente, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Então, caso você não seja dessas capitais e queira adquirir os seus mangás, te aconselho ir aos sebos (os melhores amigos dos compradores de mangás!). Neles é possível encontrar os mais variados títulos e os melhores preços (por exemplo, R$ 1,50 é quanto custa uma edição do primeiro volume de Sakura Card Captors em um sebo, esse mangá já foi vendido por MAIS DE R$ 150,00 em leilões no Mercado Livre). Ou, se você der a sorte de encontrar downloads de mangás disponíveis na internet (traduzidos) como eu também faço, aproveite!
Bem, o alfabeto japonês se compõe de ideogramas que não só representam sons, mas também ideias. Assim, em um mangá o texto em geral, mas principalmente as onomatopeias, fazem parte da arte. Eu prefiro ler um mangá, antes mesmo de ver o seu anime. Deixo a imaginação rolar à minha maneira, dou cores, vozes, e me emociono nessa aventura, nessa arte. Por que você não experimenta também? ^^
Então, gente, estou aqui como Sakura-chan, nova integrante e postadora de primeira viagem,
Itakimasu! (Até mais, saindo!) =}
This entry was posted on 12:13, and is filed under
Mangás,
Quadrinhos,
Sakura
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
21 de maio de 2011 às 14:55
Aee, só o que faltava nessa blog era alguém para falar sobre mangás. *-*
Adorei o post, e amo Sakura Card Captors. Já estou esperando por seus próximos posts. /o/
26 de maio de 2011 às 18:26
Eu a-do-ro mangás!
Na verdade já fui realmenta viciada, agora aprecio com moderação kkk
Tenho uma prateleira com mais de 100 mangás da qual me orgulho muito!
Sim, a polémica em torno dos mangás antigos é assim mesmo, o primeiro volume de Sakura, por exemplo, é considerado raridade! E alguns volumes de Love Hina também :/
Também prefiro ler o mangá antes, tal como prefiro ler um livro antes do filme, sempre é melhor!!
Fico esperando mais posts seus por aqui ^^
Beijos
Marta
http://aspalavrasfugiram.blogspot.com
3 de junho de 2011 às 18:52
Eba, bem vinda, Sakuraaa!
=D
Adoro SCC...Aliás, adoro SCC, Sailor Moon, Chobits, Nana, enfim...
3 de junho de 2011 às 19:07
Por sinal, voto em uma matéria sobre Nana! =D
Ai Yazawa, melhore, por favooor!
7 de junho de 2011 às 17:39
o//
Culpa desse negocio de ler manga de lah pra cah e naum de cah pra lah, de vez em quando me pego abrindo as revistas da marvel(Tbm adoro *-*) de trás pra frente!
Mas eh muito bom! Eu viajo muito mais lendo manga! Adoro One Piece! Amo Gantz! Mato 1 por Berserk! E falando em anime mato 2 por Akira! ASAHushAUHsuAHushA
Nem sei qm eh vc... Isso maxuca meu ego! HASUhAUSHUAHS
Mesmo assim parabéns pelo post! Adorei!
9 de junho de 2011 às 14:31
Mangá, meu melhor vício, do qual não tenho nenhuma intenção de largar ushshsush
Eu amo lê-los pq eu acabo me transportando para a estória, sem contar que eu amo ver os traços dos desenhos dos personagens de mangá.
Sou apaixonada por Sakura C.C., Naruto, Nana, entre outros, e também por Doramas.
Para falar a verdade eu tenho uma grande paixão pela cultura oriental, em especial pelo japão, então eu deixo aqui uma sugestão: vc poderia fazer um post sobre a cultura japonesa, que em particular, é linda. ^^
=D
8 de fevereiro de 2012 às 19:36
Não sou fã de mangá, na verdade é porque não conheço muito, mas vou começar a ir atrás.
ótimo post.
Abraços (: