Durante a década de 60, o mundo viveu várias transformações que marcaram muito mais que uma geração. Com as novas ideologias, aconteceram mudanças comportamentais que contrariavam os antigos valores. Houve movimentos a favor dos negros, homossexuais, entre outros.

Politicamente, tendo a Guerra Fria como pano de fundo, aconteceram vários conflitos, e um dos mais famosos foi a Guerra do Vietnã, na qual houve grande mobilização das pessoas que lutaram pelo seu fim. O movimento da contracultura ganhou vários adeptos com o seu lema ‘paz e amor’. E uma banda esteve presente durante toda essa década, The Beatles.



Across the Universe é um filme musical, dirigido por Julie Taymor, que retrata justamente essa época. É contada uma história de amor vivenciada por Lucy (Evan Rachel Wood) e Jude (Jim Sturgess)- o mesmo que interpretou o Dexter no filme Um Dia -. Além do casal, existem outros personagens principais: o irmão da Lucy, Max (Joe Anderson), a Prudence (T.V. Carpio), Sadie (Dana Fuchs) e o Jojo (Martin Luther McCoy). Todos interpretam e cantam as canções dos Beatles.


O enredo do filme é bem simples, o interessante, mesmo, é por se tratar de um musical envolvendo somente os Beatles, tanto que os nomes dos personagens e o título do filme foram retirados das próprias músicas deles. Mais de trinta canções da banda foram regravadas. Através de imagens e das letras das músicas, vamos construindo uma interpretação do filme. Um bom exemplo disso é quando a Prudence canta I Want To Hold Your Hand.

Há várias participações especiais, incluindo o Bono, vocalista do U2, que interpreta o Dr. Robert, um hippie, cantando I Am The Walrus. Também é evidente que a personagem Sadie é uma referência a Janis Joplin, considerada uma das maiores cantoras de rock dos anos 60, enquanto Jojo é uma referência ao guitarrista Jimi Hendrix, que fez uma famosa versão instrumental do hino nacional norte-americano no Festival de Woodstock em 1969. 

Existem cenas incríveis - algumas bem psicodélicas - nesse musical. Quando cantam Let It Be, fica aquele clima de tristeza causada pela guerra. Crianças sozinhas, a dor da perda de uma pessoa amada, destruição. Na música I Want You (She's So Heavy) evidencia-se o domínio dos EUA, mostrando a clássica imagem do Tio Sam e vários soldados carregando a Estátua da Liberdade. Uma marca registrada do filme são os morangos que Jude desenha durante a música Strawberry Fields Forever, que representam bombas e sangue. Ocorre um momento em que as músicas Across the Universe e Helter Skelter tocam simultaneamente, mostrando o amor e o conflito, sendo finalizada com umas mulheres em um lago, fazendo uma analogia a foto mais famosa da Guerra do Vietnã, a de uma menina nua fugindo de uma bomba. Outras cenas que agradam são das canções Dear Prudence, Because e Don't Let Me Down.

A música é a única coisa que faz sentido agora. Tocando alto o bastante, afasta dos demônios.

Como são abordados vários temas, como revoluções, sexo, guerra, drogas, amor, rock e afim, o filme acaba tendo uma longa duração e por vezes fica ‘viajando’ um pouco. Apesar disso, Across the Universe é uma boa escolha para entretenimento. Sem dúvidas, o seu ponto forte é a trilha sonora. Mas o momento da história deixou o filme melhor ainda. Então, se você gosta de história e curte um bom e velho rock and roll, Across the Universe é a junção disso. E, é claro, ele permite você relembrar que, não importa a época, no fim de tudo, All You Need Is Love, com certeza. =)


Abraços!

ps: por falar em Beatles, lembrei de um post da Rainha Branca. (rs)