Seu primeiro erro é como seu primeiro beijo: você nunca esquece...

Quando já estiver no fim, que arrependimentos você terá? Quais erros marcarão sua existência de forma permanente, e lhe farão desejar poder voltar no tempo para consertá-los? EveningAo Entardecer, no título nacional - fala dos amores que foram deixados para trás, das escolhas que são movidas pelo que é convencional, dos medos particulares e, principalmente, da sensação que sempre temos, de estar tomando a decisão errada. Um filme extraordinário, que trata da vida como um espetáculo único e belo até o final. 

Ann (Interpretada jovem por Claire Danes e idosa por Vanessa Redgrave) foi cantora em bares e festas, casou-se duas vezes, teve duas filhas, amou de verdade um único rapaz. Agora está escrevendo as linhas finais da própria vida, deitada em sua cama, com alguns delírios e lembranças de trechos da história que viveu. Os arrependimentos começam a surgir em sua memória, e ela chama por Harris, um nome completamente estranho para as filhas, e para a vida que decidira seguir. Amou Harris – e quem não amou? – intensamente, e talvez seu maior erro tenha sido não casar-se com ele, não ter tido uma vida de verdade com ele. Talvez seu maior erro tenha sido não entrar no barco com ele. 

As lembranças levam Ann ao casamento de Lila (Mamie Gummer, a filha de Meryl Streep), uma amiga do colegial, e trazem-na de volta ao presente, no leito de morte, com arrependimentos de uma vida que não sonhou ter. A filha pequena que chorava e queria ir para casa, o marido violento, as decisões erradas preenchem sua memória. Evening é o tipo de filme que mescla cenas do passado e do presente, que brinca com a realidade e se enche de pequenas metáforas.

É um drama repleto de alegorias sobre a visão que temos de nossa própria existência: as palavras erradas, a roupa errada, o momento errado, até que você percebe que sua vida de sonhos transformou-se completamente, e o destino tomou o rumo contrário daquilo que você havia imaginado para si. Reúne um elenco feminino poucas vezes visto junto – como Meryl Streep e Vanessa Redgrave, por exemplo -, tem trechos marcantes e momentos simplesmente fascinantes. Na cena em que Ann e Buddy – irmão de Lila – atravessam a casa dançando até a varanda, o ambiente tem um brilho e uma pureza que nos fazem entender que o filme tem uma aura diferente, especial. A musicalidade é fantástica e emocionante, e a história poderia ser triste se não fosse tão bela. Evening é uma ótima dica para quem quer assistir algo mais calmo, e ao mesmo tempo profundo. 

Espero que tenham gostado.                                             

Comentem tá? Até mais! O Doug.