"Quando a Fênix Negra surge...
UNIVERSOS INTEIROS MORREM!"


A Saga da Fênix Negra é o mais conhecido - alguns diriam até o mais importante - arco de história dos heróis mutantes da Marvel Comics, os X-Men. Com roteiro de Chris Claremont e desenhos de John Byrne, é narrada a transformação da querida telepata Jean Grey na poderosíssima (e devassa) Fênix.

A princípio gostaria de declarar que, sem dúvida, os X-Men são o meu grupo de heróis favorito. Eles são pessoas que simplesmente não ganharam poderes legais e viraram heróis porque queriam, eles são mutantes. Se já não bastasse para um adolescente passar por todos os dramas da puberdade, imagine só acordar um dia e simplesmente ser diferente de todos os outros, uma aberração para a sociedade. E é para lutar contra esse preconceito que o Professor Xavier fundou uma escola para ajudar os jovens mutantes a lidar com os seus poderes e usá-los para o bem.

Mas, sim, vamos à história em si. Jean Grey é um dos membros originais do grupo mutante, é muito amada por sua família e seus colegas de equipe (especialmente Ciclope, seu namorado e líder do grupo), mas ela nem desconfia de que é a hospedeira de uma das mais poderosas entidades cósmicas, a Força Fênix. A Fênix está presa dentro de Jean, mas o que aconteceria se ela conseguisse escapar? É exatamente isso que ocorre na história.


Um velho inimigo dos X-Men, Jason Wyngarde, o Mestre Mental, é o responsável pela liberação da entidade. Jason se alia ao Clube do Inferno e, usando seus poderes ilusórios para se disfarçar, começa a "perverter" Jean mentalmente aos poucos, transformando-a na terrível Rainha Negra. Mas acontece o inesperado: isso acaba resultando na liberação da Fênix Negra, uma deusa poderosa e sem escrúpulos.

É basicamente o seguinte: uma mortal recebe o poder de uma deusa instantaneamente, sem nenhum amadurecimento. O seu espírito não evolui a ponto de acompanhar o poder recém-adquirido, e a situação foge do controle. A Fênix é a luz da criação e o fogo da destruição, a chama da existência, o poder em pessoa. Jean Grey acaba se voltando contra os seus amigos.

No longínquo Império Shiar, a imperatriz Lilandra toma conhecimento da situação e, temendo o poder da Fênix, sentencia a pobre Grey à morte. Os X-Men ficam entre a cruz e a espada, salvar sua amiga ou ter certeza de que o universo estará a salvo dela. Para salvá-la, Fera, Anjo, Noturno, Colossus, Tempestade, Wolverine e Ciclope precisam derrotar a poderosa Guarda Imperial Shiar em uma batalha. No final, como reza a lenda, a Fênix entra em chamas e morre, mas lembrem: um dia ela há de renascer das próprias cinzas.

No Brasil, em 2006, foi lançada a edição encadernada da saga. Nesse mesmo ano, foi lançado o filme X-Men 3 - O Confronto Final, que contou com a história da Fênix.


Os Maiores Clássicos dos X-Men, volume 4
A Saga da Fênix Negra
Editora: Panini Comics
Licenciadora: Marvel Comics
Número de páginas: 196
Roteirista: Chris Claremont
Desenhista: John Byrne
Reúne as edições 129 a 137 de Uncanny X-Men.


Eu sei que a distribuição de quadrinhos no Brasil não é  lá muito boa, então talvez seja um pouco difícil encontrar esse encadernado, mas pode ter certeza de que vale a pena conferir. É a primeira aparição de personagens conhecidas, como Lince Negra e Cristal, e grupos inimigos, como o Clube do Inferno (e os célebres membros do seu Círculo Interno: Emma Frost, Sebastian Shaw e Donald Pierce) e a Guarda Imperial Shiar.

Infelizmente, a saga resultou nas inúmeras mortes (e renascimentos) de Jean ao longo dos anos - o que já se tornou um clichê -, mas é uma história épica, muito agradável de se ler e que ficará, para sempre, marcada como um clássico no mundo dos quadrinhos.