Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo.

Em terras onde o inverno pode durar anos, estranhas árvores com rostos te observam, dragões vivem e lobos gigantes ainda andam livremente por bosques assombrados, se desenrola uma das melhores histórias de fantasia, guerra e ganância que eu já li.

Te prende.

É, esse livro te prende do início ao fim, e ele é "muuuuuuito" grande (não tema, pequeno hobbit). Martin sabe como escrever e é um grande nome da fantasia atual, já ganhou vários prêmios, sendo que três deles são do livro "A Game of Thrones" ("A Guerra dos Tronos", em português).

O livro é narrado sob o ponto de vista de oito personagens principais que são Ned, Arya, Sansa, Catelyn e Bran Stark, Jon Snow, Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen. Bem, já deu pra notar que os Stark estão no centro da história, por isso vou falar um pouco sobre eles. Os Stark são os senhores de Winterfell, que fica bem ao norte, seu símbolo é um lobo gigante e o seu lema é "O inverno está chegando".

George R. R. Martin é muito realista em suas obras e tem como influências nomes como Tolkien, mas não se engane, a obra de Martin é totalmente diferente pois se apoia principalmente em uma guerra famosa e real a "Guerra das Duas Rosas", que foi travada pelos Lancaster e pelos York pelo trono da Inglaterra. 

O livro pertence a uma série chamada "As Crônicas de Gelo e Fogo", já virou uma série blockbuster da HBO e, até agora, só publicaram dois dos sete livros no Brasil. Estou lendo o segundo, "A Fúria dos Reis", e gostando muito.