Julian Assange, criador do WikiLeaks. Fotografia de Seamus Murphy.
Desde 1955, o WPP foi promovido por uma organização holandesa, independente e sem fins lucrativos, para mostrar ao mundo o fotojornalismo. Uma competição internacional que acontece anualmente e reúne fotógrafos de várias nacionalidades. A informação, nesse momento, se transforma em arte e vice-versa.

Muito mais do que uma exposição, o World Press Photo retrata a realidade, momentos históricos, particularidades e sentimentos. Tudo em flashes incríveis.


Particularmente, fico impressionada com as fotografias expostas. Vai das imagens mais cruéis até sorrisos largos, do absurdo ao encantador. São os contrastes da vida. Elas representam a liberdade de informação. Uma boa oportunidade para os nossos olhos enxergarem o que acontece ao redor do mundo.

Você pode conferir esse trabalho magnífico no Rio de Janeiro cry, onde está rolando esta exposição desde o dia 17 de maio e que vai até 19 de junho. Está dividido em várias categorias, apresentando fotos que fazem uma retrospectiva do que foi o ano passado. Existe também o livro com todos os registros premiados. Ou então, é só entrar no site worldpressphoto.org para ver essas obras de artes (assim como eu      *-*).

Uma simples fotografia pode transmitir várias emoções (até mesmo as nossas que tiramos com a família e amigos, relembrando tempos felizes). Pode falar mais do que qualquer texto. Por isso, separei algumas para vocês tirarem suas próprias conclusões.   =)
Segundo lugar na categoria Natureza, seção Histórias.
Unterthiner Stefano, Itália, para a revista National Geographic.
Terceiro lugar na categoria Notícias Gerais, seção Histórias.
Fernando Brito, México, El Debate de Culiacán.
O corpo de um jovem não identificado encontra-se à beira da estrada perto dacidade de La Higuerita, noroeste do México. Ele tinha múltiplos ferimentos de bala no corpo e na cabeça.
Primeiro lugar da categoria Notícias Gerais - Reportagens, seção Histórias.
Olivier Laban Mattei, França, Agence France-Presse.
Um homem joga um cadáver em uma pilha de cadáveres no necrotério de um hospital em Port-au-Prince.

Esta é uma imagem forte, você deve clicar para ampliá-la.
Terceiro lugar na categoria Artes e Entretenimento, seção Histórias.
Sha'al Amit, Israel, Calcalist.
A casa da família Aaronsohn, em Zikhron Ya'aqov, perto de Haifa, em 1949 e 2010.
Primeiro lugar na categoria Artes e Entretenimentos.
Andrew
McConnell, a Irlanda, Panos Pictures para a Der Spiegel.
Joséphine Nsimba Mpongo, 37, pratica o violoncelo no bairro Kimbanguiste, em Kinshasa, República Democrática do Congo.
Abraços e até mais!