Cultura japonesa, meus caros leitores.



Então, aproveitando que hoje é um dia histórico no Brasil (envolvendo a cultura japonesa), apresento o meu post especial nippon! (e também, atendendo aos pedidos de alguns seguidores).

Primeiramente, hoje são comemorados, aqui no Brasil, os 103 anos de imigração japonesa. Foi em 18 de junho de 1908 que chegou o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias japonesas para o Brasil. Grande parte desses imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de cafezais do estado de São Paulo.

Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, os nikkeis (japoneses e descendentes, que são, hoje, cerca de 200 mil). Integrados à cultura brasileira, eles favoreceram o crescimento econômico e cultural do nosso país. Os japoneses trouxeram, junto com a vontade de trabalhar, sua arte, costumes e conhecimentos que contribuíram muito para formar este país multicultural chamado Brasil.

Agora, voltando ao Japão. A cultura nipônica é um complexo de artes. Técnicas artesanais, origamis, tradições, crenças, culinária, música e esportes.

- A caligrafia é considerada arte maior no Japão. Através dela, se procura a estética tipicamente ocidental, e, principalmente animar com personalidade e vida própria aquilo que se escreve.

- A cerimônia do chá (cha no yu), apesar do mistério que a envolve, tem, na verdade, uma motivação simples: de um pequeno grupo de amigos que se junta para partilhar uma refeição, beber chá em conjunto e apreciar um breve momento de tranquilidade, longe de preocupações do dia a dia.

- E é partir dos mangás e animes que a cultura japonesa tornou-se mais conhecida, já que, assim, eles nos mostram mais os seus hábitos, seus costumes.

- O karaokê é a prática cultural mais comum relacionada à música. Inventado, quase por acaso, é uma das diversões favoritas dos nipônicos. É o local preferido dos japoneses para festejar um aniversário e encontrar os amigos.

- A culinária é também tratada como arte, seja pela forma de misturar os ingredientes, seja pela apresentação dos pratos. Na base está o arroz, alimento consumido desde o café-da-manhã até o jantar. Para comerem, utilizam os chamados hashis (palitinhos). Como hábito, antes de cada refeição é costume dizer itadakimassu, que significa pedir licença para comer e um agradecimento a quem preparou.

- Já a prática do esporte é tão importante que, para eles, o esporte desenvolve a disciplina, a formação do caráter e incentiva o espírito esportivo. Torcedores entusiasmados incentivam seus atletas sempre que estes estejam dispostos a darem o melhor de si. Entre os esportes tradicionais estão o judô, o karatê, o kendo e o sumô, esportes nacionais.


Uma das coisas que mais me desperta admiração nessa cultura é o respeito e o cuidado que eles têm pelos idosos, consideram-nos mestres da sabedoria. Também a dedicação que os japoneses têm pelo seu trabalho, além da longevidade pela alimentação sempre natural.

Enfim, isso é só um pouco do que é a verdadeira cultura japonesa. Tem muito mais arte e criatividade por trás de tudo que sabemos.


É isso, gostaram?

Itakimasu! =}