Ordem e ... Progresso?!
março 17, 2011 13:32
Postado por Tinker Bell
Hoje, resolvi postar sobre um assunto diferente, que não diz respeito - pelo menos não diretamente - a livros e músicas, mas que me chamou atenção e me fez pensar bastante. Nesta última semana saiu a lista das cem melhores universidades do mundo e adivinhem... O Brasil não consta na lista, o mais curioso é que ele é o único da BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento econômico) que não está lá.
Traduzindo, o Brasil foi o único que o tão festejado crescimento econômico não refletiu na educação, é triste. E se a gente pensar que as universidades são o melhor que o governo oferece em educação pública (em geral os ensinos fundamental e médio são um caos) é mais triste ainda.
Sinceramente, não acredito na promessa de que o Brasil vá ser uma potência daqui a 5 anos, não sem educação, cheio de analfabetos, verdadeiros ou não – já dizia Mário Quintana: “O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê”. Porém, ingenuamente talvez, acredito que alguém possa acordar e mudar essa situação, não para daqui a 5 anos, precisaremos de mais aninhos para melhorar a educação, para mudar a vergonhosa média brasileira de leitura de livros (varia de 1 a 2,5 por ano para livros não obrigatórios).
O grande número de blogs com fins literários e o grande número de leitores deles me dão esperanças, me fazem pensar que nós estamos fazendo nossa parte. *__*
Era isso, bjos.
This entry was posted on 13:32, and is filed under
Livros,
Social,
Tinker Bell
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
17 de março de 2011 às 18:08
Boa parte da culpa dessa média brasileira de leitura baixíssima são das escolas. Francamente, fazer alguém ler obrigado vai ajudar em que? Só em baixar mais ainda essa média.
Pelo menos, como você disse, ainda temos os blogs literários e seus leitores :)
Beeijos
Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com
18 de março de 2011 às 18:59
Bem, que nossos representantes deveriam investir mais na educação é um fato que TODO mundo sabe, mas se as pessoas continuarem vendo apenas o seu próprio umbido e colocando no bolso (por assim dizer)esses investimentos teremos problemas sérios. Porque não adianta culpar as escolas, se elas não tiverem verba, nada poderão fazer...
Mas, concordo com o que você disse sobre os blogs literários e nossos leitores!!
Beijos
anngominho.blogspot.com
20 de março de 2011 às 15:12
Eu acho que deveria haver incentivo á leitura, e não só aqueles clássicos que a professora manda você ler.
Acho que os clássicos obrigatórios são necessários, mas para quem não lê normalmente e é obrigado a ler um clássico com aquela linguagem antiga e mais pesada, se assusta e acha que todos os livros são cansativos daquela maneira.
Beijos
http://aspalavrasfugiram.blogspot.com/
21 de março de 2011 às 10:55
Ótimo post!!
É vergonhosa a educação do Brasil, pouco investimento e preguiça de fazer algo para mudar ;/
Mas assim como você, tbm acredito que estamos fazendo a nossa parte.
Beeijos
Rapha - Doce Encanto
21 de março de 2011 às 17:25
OMG! Não sabia que a média de leitura brasileira era essa.
É realmente vergonhosa essa situação.
Pra começar eu acho que as escolas deveriam incentivar a leitura de vários tipos de livros. Eles focam em clássicos e quem tá começando a ler não vai se empolgar com clássicos.
De qualquer forma, tbm acho que estamos fazendo nossa parte.
Bjo
26 de março de 2011 às 00:30
Obrigada pelos comentários meninas, concordo com todas e acho que além das escolas, os pais deveriam incentivar a leitura. Essa questão dos livros é complicada pq mexe com a cultura dos brasileiros que, infelizmente, acham que ficar comprando "papel" eh jogar dinheiro fora. Eu mesma conheço mtos pais que não compram livros pros filhos com esse argumento ¬¬'
É, fazer a nossa parte é tudo que nos resta !
bjoos *___*