Hoje, resolvi postar sobre um assunto diferente, que não diz respeito - pelo menos não diretamente - a livros e músicas, mas que me chamou atenção e me fez pensar bastante. Nesta última semana saiu a lista das cem melhores universidades do mundo e adivinhem... O Brasil não consta na lista, o mais curioso é que ele é o único da BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento econômico) que não está lá.

Traduzindo, o Brasil foi o único que o tão festejado crescimento econômico não refletiu na educação, é triste. E se a gente pensar que as universidades são o melhor que o governo oferece em educação pública (em geral os ensinos fundamental e médio são um caos) é mais triste ainda.

Sinceramente, não acredito na promessa de que o Brasil vá ser uma potência daqui a 5 anos, não sem educação, cheio de analfabetos, verdadeiros ou não – já dizia Mário Quintana: “O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê”. Porém, ingenuamente talvez, acredito que alguém possa acordar e mudar essa situação, não para daqui a 5 anos, precisaremos de mais aninhos para melhorar a educação, para mudar a vergonhosa média brasileira de leitura de livros (varia de 1 a 2,5 por ano para livros não obrigatórios).


O grande número de blogs com fins literários e o grande número de leitores deles me dão esperanças, me fazem pensar que nós estamos fazendo nossa parte. *__*

Era isso, bjos.