Olá, crianças! Hoje, nosso post é diferente. Diferente de muitas formas. Primeiro que é em dupla e segundo que não falaremos sobre nenhum filme, série, música, cantor ou algo do gênero. Vamos falar sobre um lugar e sua gente.

Barreirinhas é uma cidadezinha charmosa que fica no estado do Maranhão, a aproximadamente 253 km da capital São Luís. Com uma população acolhedora e unida, que vive basicamente do turismo (incluindo pesca, artesanato, hotéis, restaurantes e passeios), o município conta com uma atmosfera que tem o poder de te remeter ao passado, fazendo com que você saia um pouco desse mundo globalizado, cheio de horários e agitação, poluído e bagunçado que vivemos constantemente.

Não se assustem, nosso post não tem nenhuma filiação com agências turísticas (KKK - bem que um patrocínio não seria ruim :p), resolvemos escrevê-lo após uma breve estadia nessa cidade, onde passamos alguns dias surpreendentes.

Foi surpreendente porque, sendo bem sinceras, Barreirinhas não é exatamente um local que idealizaríamos passar umas férias. Somos mais cidades grandes, prédios, movimento, celular, internet. Não que os últimos não existam por lá, é só que simplesmente não nos lembramos de usá-los, é como se não fizessem falta.
 É libertador !

Diferente de qualquer lugar onde tenhamos ido, Barreirinhas têm casinhas rústicas, lindas em sua simplicidade. As ruas são ladrilhadas com aquelas pedrinhas de cidade do interior, sabe?! Um charme! Cheia de lojinhas onde são vendidas peças artesanais elaboradas pelos próprios moradores, cheios de talento. À beira do Rio Preguiça, que liga a pequena cidade aos grandes Lençóis, ela tem como principal meio de transporte os barcos e voadeiras (parecidas com lanchas, só que sem o luxo, rs). Aliás, passamos três dias sem andar de carro, já que é tudo pertinho e quando não, vamos pelas águas. O que, além de incomum, é muito interessante e lindo, claro.


O que chamou bastante atenção, além da beleza indiscutível dos Lençóis - aquela imensidão branca, cheia de dunas e quatro lagos perfeitos - e praias da região, foi a simplicidade das pessoas que ali vivem. Normalmente, nós temos que viajar bastante para conhecer o mundo, aquela gente não, não precisam ir a lugar nenhum, na verdade, o mundo vem até elas.

Por meio de pessoas dos quatro cantos do globo terrestre, o mundo se apresenta ao povo de Barreirinhas e convive com eles em plena harmonia. E essa só existe porque o mundo é muitíssimo bem recebido naquele lugar, as pessoas são extremamente gentis, hospitaleiras, te passam segurança - aliás, Barreirinhas é um local seguro - e são muito educadas. É, com certeza, um lugar que te dá vontade de voltar, mesmo antes de sair. Além de espalhar pra todos o “você precisa conhecer!”, assim como estamos fazendo com vocês !

Esperamos que tenham gostado e que possam ter conhecido, um pouquinho que seja, as belezas e encantos desse pedacinho de Brasil!

Beijos estalados,
Rainha Branca e Tinker Bell. *_*