Mina Harker. Capitão Nemo. Allan Quatermain. O Homem Invisível. Dr. Henry Jekyll e Mr. Edward Hyde. Dorian Gray. Tom Sawyer. Provavelmente você já deve ter ouvido falar deles, mas nunca antes juntos. Caso você os tenha reconhecido, sabe que todos são personagens famosos de obras literárias clássicas. Separados eles são heróis, unidos eles são a Liga Extraordinária.

Mina Murray (seu nome de solteira) é a esposa de Jonathan Harker no romance Drácula, de Bram Stoker. Capitão Nemo é o comandante do submarino Náutilus em Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne. O inglês Allan Quatermain é o famoso explorador de As Minas do Rei Salomão, de Henry Rider Haggard. O Homem Invisível é o cientista que descobriu a fórmula para a invisibilidade no romance homônimo de H. G. Wells. Jekyll é um médico inofensivo que, ao tomar seu soro, se transforma no terrível Hyde em O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson. Dorian é o célebre anti-herói de Oscar Wilde em O Retrato de Dorian Gray. Já Sawyer, garoto levado que mora no Mississipi com a sua tia Polly, é o protagonista de As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain.

Personagens apresentados, vamos para o que importa: o que eles têm em comum além de serem figuras ilustres da literatura? Todos são membros da Liga Extraordinária! Mas, afinal, o que é a Liga Extraordinária? É um grupo de sujeitos, obviamente, extraordinários, que são reunidos sempre que a Terra da Rainha está em perigo. Foram criados por Alan Moore (Watchmen, V de Vingança, Constantine) e Kevin O'Neill, na série em quadrinhos de mesmo nome. E, posteriormente, foi adaptada para o cinema (com a adição de dois novos personagens: Sawyer e Gray, que não estavam no grupo original).

No filme, em pleno final do século XIX, a Europa está vivendo a Paz Armada. Em meio a esse período de tensão, documentos importantes são roubados do Banco da Inglaterra pelo vilão Phantom (o nome é uma referência ao Fantasma da Ópera) com a ajuda de soldados alemães. Pouco tempo depois, os mais brilhantes cientistas da Alemanha são sequestrados por Phantom com a ajuda de soldados ingleses. Para evitar um conflito entre as potências europeias, o sujeito conhecido apenas como M (referência ao personagem homônimo da série de livros do espião James Bond) reúne um grupo de heróis para impedir que Phantom ataque a conferência secreta dos líderes mundiais, em Veneza, o que ocasionaria uma guerra mundial. O vilão obriga os cientistas sequestrados a construir armas avançadíssimas, as quais pretende vender para as potências em guerra, gerando um lucro exorbitante. No final, descobre-se que Phantom e M são a mesma pessoa: o Napoleão do Crime, Professor James Moriarty (arqui-inimigo de Sherlock Holmes, criado para o livro O Problema Final, de Sir Arthur Conan Doyle). A Liga se vê metida em uma grande conspiração, com traições e muita ação.

Já nos quadrinhos, o grupo é reunido por M para recuperar uma pedra feita de um elemento chamado cavorita (que é a chave para a anti-gravidade, ou seja, a chave para construir máquinas de guerra aéreas, coisa impensável para aquela época), que havia sido roubada pelo vilão chinês Fu Manchu (gênio do crime da série de livros de Sax Rohmer). Após recuperar a cavorita e impedir que Fu Manchu ataque Londres, eles acabam descobrindo que M é o maligno Professor Moriarty, que também pretende atacar Londres com a pedra. No meio da guerra entre os dois vilões, a Liga Extraordinária precisa detê-los e recuperar a cavorita. No segundo volume, a Liga precisa impedir uma invasão marciana (ambientada nos moldes de A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells).

Outra diferença que há entre o filme e os quadrinhos é a identidade do Homem Invisível, nas HQs ele é Hawley Griffin, cientista criador da fórmula da invisibilidade, no cinema é Rodney Skinner, o ladrão que foi ajudante de Griffin.

Irresistível para os amantes da boa literatura. Os personagens são instigantes e a as referências literárias são geniais, extremamente divertidas. Corra e veja o filme e leia as HQs. E, caso se interessem, leiam os livros originais que deram origem à Liga. Você não vai se arrepender!