Uma dupla russa de pop rock-eletrônico formada em 1999  por duas adolescentes, Lena e Yulia. No início, a imagem da amizade entre as duas garotas foi moldada a fins de divulgação, e foram interpretadas como lésbicas pelo público. Na época, isso gerou muita polêmica, chamou muita atenção e foi assim mesmo que elas alcançaram rapidamente a fama (e, talvez, tudo não passaria mesmo de um golpe promocional?).

t.A.T.u., que significa “essa ama aquela”, teve como clipe para o seu primeiro single All The Things She Said, no qual as duas aparecem trocando carícias e beijos, o que, claro, despertou a curiosidade do público. "Quando eles param e olham, eu não me preocupo, porque estou sentindo por ela o que ela sente por mim..."



A dupla lançou mais alguns clipes polêmicos, entre eles Nas Ne Dogonyat (Not Gonna Get Us) e 30 Minut, em que Yulia vê Lena com um rapaz e mata os dois, restando a dúvida: era ciúmes do rapaz ou de Lena?

Além dos clipes, Lena e Yulia também se beijavam em apresentações ao vivo, deixando claro ao mundo que o que elas tinham era mais do que uma amizade. Seu público aumentava a cada dia, e a "perseguição" pelas meninas também. Com letras, clipes e fotos, as garotas agiam com certa rebeldia, com atitudes, por muitos, consideradas como absurdas, polêmicas. Elas sabiam mesmo como chamar a atenção. E arrastavam multidões de adolescentes por onde iam.

Após algum tempo, uma das meninas, Yulia, aparece com um namorado e depois aparece grávida."E quanto a Lena?! E quanto a vocês duas?!" E a multidão de fãs que elas conquistaram com a coragem que tiveram para assumir um sentimento, uma identidade e que tinham certeza que criaria tanto escândalo? Essa multidão foi enganada? Muitas dúvidas e muita confusão. Será que tudo não passava mesmo de um golpe de propaganda? As meninas já eram amigas antes do sucesso, antes mesmo da dupla existir. O público foi atrás de respostas, e elas vieram.

Em dezembro de 2003 foi lançado Anatomy of t.A.T.u., o novo DVD da dupla - que mais tarde seria exibido na televisão russa como documentário; os vídeos revelaram que as duas não eram lésbicas e que tudo não passou de um golpe promocional, como elas mesmo assumiram. No mesmo ano, as garotas quebram legalmente o contrato com o seu produtor, alegando que a qualidade da música estava baixa e que ele só queria criar escândalos.

Após quase dez anos de sucesso, a dupla decidiu se separar oficialmente em fevereiro de 2011. "As pessoas vão lembrar da gente pelas ótimas músicas, pela liberdade e por não termos medo de nada. Tiveram as imagens provocativas de duas meninas se beijando, mas, a segunda coisa, é a ótima música." Declararam que são, desde sempre, totalmente contra o preconceito sexual.
Bom, quanto a mim, não deixei de ser fã e não deixei de gostar dessas meninas. Não gostei da dupla pelo fato de serem (ou não) lésbicas. Se foi um golpe, se não foi, ainda escuto, gosto e indico t.A.T.u. pra muitas pessoas com quem convivo. E eu tenho certeza de que os fãs preferem ouvir novas músicas ao invés de novos escândalos. Algumas das minhas favoritas:

"Você brinca, eu prego peças. Meninas e meninas, mas você é a escolhida." - Show Me Love.


"Eles não sabem. Eles não vêem quem nós somos. Isso é tudo sobre nós." - All About Us.

"Nós costumávamos amar uma a outra, dar uma a outra. Mentira escondida, então, você é amiga ou inimiga?" - Friend or Foe.



É isso, espero que tenham gostado. Itakimasu!