Esse é o Zach. Ele é normal.

Beirut ficou muito conhecida no Brasil depois que o single "Elephant gun" rolou na microssérie "Capitu" da Rede Globo. Foi ao topo das músicas mais procuradas em sites de letra de música e afins. Mas passou, e a maioria da galera ficou só com Elephant gun na cabeça. Eu fui um perfeito exemplo disso. E só de uns tempos pra cá eu descobri de verdade a banda.

Eu não indicaria essas músicas pra você caso estivesse procurando algo realmente agitado e alegre. Não, não. Se você procurou, pule pra próxima. Eu só asseguro que você vai perder muuuita coisa fazendo isso.

A banda é natural dos Estados Unidos, mas de longe tem muita influência da Europa, principalmente da França. Misturam tipos de música muito diferentes, são fortemente influenciados pelo folk e mesclam instrumentos como tambores, violoncelos e órgãos, criando um som único, que tem o 'poder' de te fazer se sentir bem.

As músicas são mais que sons e letras, nesse caso. Elas são bonitas, harmoniosas e eu não consigo descrever. Algumas parecem peças teatrais, eu especificaria Nantes aqui, que tem uma cena falada em francês de um filme chamado Le mépris (O desprezo), de Jean-Luc Godard. Nantes é muito boa, não é à toa que é mais tocada da banda, na rádio Last.fm. E assim como ela, existem outras muitas músicas que não podem ser deixadas pra trás.

Se você começou agora com a banda, eu recomendaria todas as três músicas desse post. E são elas: Postcards from Italy, Nantes e A sunday smile (que me lembra um carrossel). E caso realmente goste, que ouça Scenic Word, After the curtain, Brandenburg e as muitas outras.

Você pode baixar A sunday smile de graça no proprio site da banda. É uma das melhores, na minha opinião. Os CDs podem ser comprados pela internet, na iTunes Store, ou nas lojas mesmo. São eles:

The Flying Club Cup - Gulag Orkestar - Lon Gisland EP

Um pequeno 'mais' para Postcards from Italy

Não respondo por mim quando ouço Postcards, mexe comigo, mesmo. Principalmente depois que eu vi o vídeo. Ela é um misto de nostalgia e alguma outra coisa, e tem uma harmonia incrível. Não é uma música com toques felizes, eu não acho. Feliz é Le moribond (não tem ironia aqui, ok? o cara pede felicidade no funeral). Postcards não é alegre, mas me deixa assim, com vontade de pegar aquela garota e puxar pra dançar e rodar, ao som do trompete e do ukulele.
"When she will marry me outside with the willow trees ... and play the songs we made


Nantes          A sunday smile



Não considero Beirut só como uma banda, pra mim é um estilo de vida. Meu dia é um caos, mas seria pior se eu não tivesse músicas assim.


Este post foi retirado de orkesttar.blogspot.com com a permissão do autor. O mesmo compõe a equipe do Multinverso.